Não é incomum ouvirmos o canto do Bem-te-vi nos fins de tarde. Essa ave simbólica do Brasil possui características marcantes e seu carisma conquista a população. Entretanto, um outro pássaro, semelhante a ele, também ocupa as ruas brasileiras, trata-se do Cambacica.
Em um primeiro momento, pode parecer que o Cambacica é um filhote de Bem-te-vi. Mas as aves não são da mesma espécie.
Embora o Cambacica tenha a barriga e o peito amarelo brilhantes, as asas cinza amarronzadas e uma faixa branca dividindo a cabecinha em duas partes escuras, os pássaros tem algumas peculiaridades especificas de sua espécie.
A primeira diferença, e a de maior destaque, se refere ao tamanho. O Cambacica mede apenas 10cm e pesa cerca de 9 gramas. Isto é, ele pode ser quase um beija flor misturado com Bem-te-vi. Já o seu semelhante conta com 24 cm de comprimento, e surpreendentes 60 gramas.
Aliás outra característica da Cambacica ou Coereba flaveola, também conhecida como Papa-banana e Chupa-mel, é sua curiosidade, energia e seu incrível talento para fazer acrobacias em meio as flores.
O Bem-te-vi não foge muito disso, mas uma particularidade marcante e, talvez uma das mais marcantes particularidades da fauna brasileira, é o seu famoso canto que, devido ao seu som, deu nome a ave: Bem-te-vi.
Além disso, o amarelo dessa espécie é um tanto mais claro que o Cambacica.
O Cambacica tem hábitos solitários, porém nos meses de julho a novembro é possível ver os casais voando e se alimentando juntos, portanto essa é a época de maiores avistamentos da ave.
Um fator que pode prejudicar a vivência do pássaro no nosso dia-dia são os cães e gatos. Por se acostumarem facilmente a presença humana, não é raro ver a Cambacica entrando nas casas, atraídas por frutas e, infelizmente ocorrem de serem pegos de surpresa por animais domésticos.
Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.