Análise Nerd: fãs de cultura nerd apostam em conteúdos audiovisuais

Análise Nerd
Foto: Valentin Manieri

Mundo pop ganha roupagem leve e divertida com comentários em vídeos

O quarto do personal trainer Gabriel Lucena, conhecido como “Xarop”, 34 anos, virou estúdio do Análise Nerd. Ao lado da publicitária Danila Carvalho, a “Dani Dani”, 27 anos, os dois comandam os episódios do podcast mais nerd de MS, e ainda alimentam o canal do Análise no YouTube. O podcast nasceu em 2017 por Xarop e outro amigo. Foi no fim do ano que o episódio piloto saiu do papel e ganhou seu lugar no streaming, e a partir de 2018 foram sendo gravados mais e mais episódios. “Eu tinha longas conversas sobre filmes com meu amigo até que um dia a gente pensou em gravar essas conversas. Nossas maiores inspirações são o Jovem Nerd, Matando Robôs Gigantes. Em 2018 começamos a gravar com mais frequência e o trabalho foi ficando mais sério”, conta Xarop.

A Dani só chegou ao Análise em 2019, como convidada, mas gostou tanto de participar dos programas que propôs fazer parte da equipe oficial, o que deu tão certo que assumiu a “bancada” junto ao personal. Ainda em 2019 a nova integrante se mudou para os Estados Unidos e acabou parando de participar das gravações em razão da distância, entretanto, com a pandemia, os episódios passaram a ser gravados on-line, e foi aí que a Dani Dani começou a participar novamente das gravações e não parou mais. “Gravar me fazia bem porque com a pandemia e o isolamento eu ficava só. Então, com as gravações eu tinha a companhia dos amigos daqui e ainda me divertia”, relembra Dani.

De acordo com os integrantes, o “boom” do Análise foi durante a pandemia, já que aumentou o tempo para as produções e também a disponibilidade do público.

O Brasil ocupa o 5º lugar hoje no consumo de podcasts, é o que aponta uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Ibope. Os dados apontam que 57% dos entrevistados consomem esse tipo de mídia, que vem ganhando espaço cada vez maior.

Aproveitando este novo formato, a Dani e o Xarop vêm investindo cada vez mais, não apenas no sonoro, como também no audiovisual. O novo formato de gravar deu tão certo que, de acordo com os integrantes, durante a pandemia foram gravados cerca de 40 episódios.

De onde vem tanto material?

“Nós consumimos muita cultura pop o que faz com que os conteúdos surjam naturalmente”, afirma Dani. “Também conseguimos muitas pautas no Twitter, lá é uma fonte inesgotável”, completa Xarop. Os dois contam que usam bastante as interações no Twitter para pautarem os episódios e, além disso, usam a plataforma como meio de interação com os ouvintes e espectadores.

As referências também chegam por meio de outros programas de cultura nerd que eles consomem. “No início a gente até meio que reproduzia algumas coisas a que assistimos ou ouvimos em outros programas. Hoje já conseguimos nossa identidade e fazemos as coisas da nossa forma”, conta Xarop. “Nós fomos nos familiarizando com as plataformas e formatos, isso nos ajuda a fazer um material mais livre e com a nossa cara”, acrescenta Dani.

No YouTube

O roteiro é por tópicos, o que permite maior naturalidade no programa, então Xarop faz uma lista com os assuntos que serão tratados e lá vai o improviso, é claro, da melhor e mais profissional forma possível. “Nós gostamos tanto dessa forma livre de produção que incorporamos também no nosso canal no YouTube. Pensamos que isso facilita até a inclusão das interações que recebemos pelo Twitter”, analisa Xarop.

O que tem caído no gosto do público também são os vídeos disponibilizados no canal do Análise no YouTube, criado há sete meses, e o que hoje é o hobby tende a virar coisa séria logo. “Já temos conseguido alguns patrocínios e nosso público está aumentando. Antes éramos consumidos mais por amigos, hoje já vemos gente que nem conhecemos falando sobre o Análise. Outra coisa que também aconteceu foi de fazermos novas amizades por causa do programa”, pontua Dani.

Hoje, Dani mora em São Paulo, e para as gravações em vídeo eles usam a webcam para os episódios semanais e todo mês, quando ela vem a Campo Grande, faz as gravações no cenário montado no quarto do Xarop, o suficiente para alimentar o canal durante o mês, até a próxima visita. Para Dani, a ideia é crescer sempre mais. “Hoje isso é um hobby, mas queremos que dê certo, para nós isso é um sonho”.

A Dani tem muita vontade de fazer a gente crescer. Esse é um hobby mas muito benfeito, tem um padrão de qualidade de programas já profissionais. E por isso vejo que somos uma boa equipe, um complementa o outro aqui”, pontua Xarop.

Gerando conteúdo

De acordo com Dani e Xarop, criar conteúdo em Mato Grosso do Sul é um pouco complicado. Eles afirmam que as pessoas não querem consumir conteúdo daqui porque acreditam que de fora é melhor. “Aqui no Estado existe muito preconceito. A galera acha que tem de ser de São Paulo para ser bom, e isso causa certa insegurança nos criadores de conteúdo daqui. Mas as pessoas esquecem de que a internet é uma janela que dá acesso a tudo em qualquer lugar, e é isso que exploramos.” “Existe uma ‘síndrome de vira-lata’, e acontece de as pessoas não olharem para o que tem aqui”, diz Dani. “Mas nós não temos medo e queremos ser reconhecidos por sermos de Mato Grosso do Sul”, completa Xarop.

Dica para quem está começando

Xarop canta a carta para quem quer começar: não parar de criar. “A criação de conteúdo não é só criar um logo, uma arroba e largar lá esperando cair do céu!” A dica do youtuber e podcaster é ter firmeza e continuidade. “Se hoje temos algumas pessoas nos acompanhando e estamos entrando no radar de agências e comerciantes é que nós criamos conteúdo nos últimos quatro anos sem parar.” O trabalho é contínuo, diário, e pode, sim, dar resultado, e ainda segundo Gabriel Lucena, o que falta para fortalecer ainda mais o cenário criativo de Mato Grosso do Sul é a união entre os criadores de conteúdo. “As pessoas se veem como concorrentes, em vez de divulgar o trabalho do outro. Acredito que tem espaço para todo mundo e é possível criamos juntos, um ajudando o outro”, finaliza.

Quadros no YouTube

“Análise Nerd” (quadro principal) É onde batemos um papo aprofundado sobre algum assunto específico (às vezes com interação do público via tweets).

“Análise Hype” Quadro sobre teorias, especulações e expectativas sobre filmes/séries/animes/ jogos que estão perto do lançamento.

“Análise News” Quadro onde batemos um papo sobre as principais notícias nerds/geeks da semana.

“Análise Questions” Quadro onde respondemos a perguntas do público, que são enviadas via tweet.

(Texto de Beatriz Magalhães)

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