Odontopediatria: saiba a importância de cuidar desde cedo

No dia 30 de janeiro, comemorou-se o “Dia do Odontopediatra”. O odontopediatra é o profissional responsável pelos cuidados com a boca dos pequenos, desde os primeiros meses de vida. Junto dos pais, o profissional atua pela prevenção e manutenção da saúde bucal das crianças. Durante a infância, é comum que os pais sejam os maiores exemplos. Junto deles, a criança descobre e interpreta o mundo ao seu redor, e isso abrange os cuidados com a higiene.

Dos pés à cabeça, é fundamental que os responsáveis pelo pequeno expliquem com paciência e didática a maneira correta de fazer a higiene, sempre prezando pelo bom exemplo. A criança que pratica bons hábitos em prevenção à saúde, tem isso como prioridade na vida adulta. Entenda melhor sobre o assunto com a odontopediatra da Cassems, Heloisa Helena Nunes da Cunha.

A odontopediatra Heloisa Helena explica que há um entendimento de que os cuidados com a boca devem começar após o surgimento do primeiro dente. No entanto, os pais têm de estar atentos desde o nascimento da criança.

“A primeira coisa a se avaliar são os frênulos, ou, como popularmente chamados, o freio de língua. Os cuidados são em relação às estruturas anatômicas da cavidade oral.”

Além da atenção para a estrutura da boca, é importante que a higiene esteja presente na rotina do bebê, antes mesmo de ele ter a coordenação para fazer os procedimentos sozinhos. Para a odontopediatra, a criança pode ter mais facilidade em aprender quando os pais praticam a limpeza desde os primeiros dias de vida.

“Independentemente de ter os dentes, para que essa criança tenha esse procedimento como rotina, é preciso cuidar desde o nascimento. Se os pais já têm esse costume, mesmo antes dos primeiros dentinhos, a criança fica condicionada.”

De acordo com Heloisa Helena Nunes, o procedimento de higiene na gengiva do bebê deve utilizar apenas gaze e água. “A higienização é feita somente uma vez ao dia, após a última mamada antes do bebê fazer o sono da noite. Após os seis meses, quando os pais inserirem as papas na alimentação da criança, é necessário higienizar depois dessa alimentação e à noite.”

A amamentação tem papel fundamental no desenvolvimento da estrutura bucal. A profissional de Odontologia explica que o aleitamento materno auxilia nos primeiros dias de vida.

“Nos primeiros dias da amamentação, a criança ainda não suga o seio da mãe, ela ordenha. E, para fazer esse processo, ela projeta a mandíbula e realiza a pega do peito mais facilmente. Então, a amamentação é importante para estimular o crescimento, porque, com essa projeção, ela se desenvolve. Além de tudo isso, auxilia no posicionamento de língua e na respiração, que deve ser nasal, e não bucal.”

‘Odontologia para Bebês’

A Cassems possui um programa de prevenção para incentivar hábitos saudáveis no cuidado com os dentes das crianças, evitando tratamentos curativos. A participação no programa de prevenção “Odontologia para Bebês” pode ser agendada pelos seguintes telefones: 3309-5394 ou 99983-3765.

(Texto: Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *