Batman chega aos 80 anos encantando fãs e com homenagem

Marcelo Rezende

Batman completa 80 anos recebendo homenagens ao redor do mundo, o que é muito justo. No imaginário de fãs desde 27 de maio de 1939, quando apareceu pela primeira vez na revista “Detective Comics”, o homem-morcego foi criado por Bob Kane e Bill Finger como cocriador. Inspirado em um esboço de Leonardo Da Vinci, em heróis “pulps” como Zorro e O Sombra e no filme “The Bat”, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras. Porém é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito. Foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou.

Batman não é um herói que tem superpoderes. Na luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de artefatos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo. É considerado o homem mais perigoso do mundo e, provavelmente, seria capaz de vencer mesmo oponentes poderosíssimos – entre eles, seus aliados na Liga da Justiça, como Superman e Mulher-Maravilha. Na minha vida Batman chegou através da série produzida para televisão, que tinha como protagonistas Adam West, como Batman e Burt Ward como Robin. Um dos primeiros brinquedos que tive na minha infância era o Batmóvel da série, que tinha a dupla dinâmica dentro. Sou um fã inveterado dos quadrinhos da Marvel, mas as histórias do Cavaleiro das Trevas”, personagem da DC Comics tem lugar cativo no meu coração. Aliás, a HQ “Cavaleiro das Trevas”, mini série lançada em quatro edições, em 1986 é um dos meus quadrinhos favoritos. O autor Frank Miller criou uma obra prima, que é hoje é Cult entre os fãs de HQ’s.

O homem-morcego chegou à telona, No final da década de 1980, os estúdios Warner Bros. começaram a produzir uma série cinematográfica para o personagem, iniciando com o filme de 1989, Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. Burton e Keaton retornaram para o filme de 1992, Batman Returns, e em 1995, Joel Schumacher dirigiu Batman Forever, estrelado por Val Kilmer. Schumacher também dirigiu o filme de 1997, Batman & Robin, estrelado por George Clooney. Batman & Robin foi mal recebido tanto pelos críticos quanto pelos fãs do personagem. Na minha modesta opinião uma produção esquecível. Em 2005 “Batman O início”, dirigido por Christopher Nolan estreou com Christian Bale como Batman . Nolan também dirigiu a sequência de 2008, “O Cavaleiro das Trevas”, com Bale reprisando seu papel. O terceiro e último filme, “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, foi lançado nos cinemas do Brasil no dia 27 de Julho de 2012. No universo estendido da DC ainda foram produzidos “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, de 2016 e “Liga da Justiça”, de 2017, ambos com Ben Affleck no papel de Batman. Em maio de 2019, o ator britânico Robert Pattinson foi confirmado como Batman / Bruce Wayne.

Aqui vai uma curiosidade interessante. Uma ONG de conservação de morcegos chamada Bat Conservation International fez um leilão de um abrigo artificial de morcegos chamado BatBox, que foi autografado por Adam West, eterno Batman da série televisiva. O mais bacana nessa história peculiar é que Adam foi entregar a BatBox para o vencedor e a atitude ajudou a arrecadar milhares de dólares para a conservação do bicho que serviu de inspiração para a criação desse herói que continua encantando milhões de fãs.

Amanhã os céus da Avenida Paulista em São Paulo serão iluminados com o símbolo que marcou gerações e moveu uma legião de fãs de quadrinhos e filmes. Em comemoração aos 80 anos do Batman, super-herói da DC Comics, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo anunciou que será projetado um “bat-sinal” na capital – o chamado para o herói combater os criminosos. Vida longa ao Homem-morcego.

* Editor do caderno de Arte & Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *