Segundo informações da Famasul (Sistema de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), bovinos e bubalinos com até vinte e quatro meses de idade, da região do planalto devem ser vacinados na primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, que começará no dia 1° de maio de vai até dia 31 do mesmo mês. Já o rebanho de mamando a caducando deve ser vacinado na segunda etapa, começando no dia 1° de novembro até dia 30 de novembro. A região do pantanal segue sem alterações, e os produtores podem vacinar todo seu rebanho tanto em maio quanto em novembro.
Essa alteração foi publicada no Diário Oficial no dia 9 de março, por conta da decisão do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de inverter as etapas, nesse ano excepcionalmente.
Essa mudança abrange os estados do Bloco IV do PE-PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa), que chegam a cerca de 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, e que devem ser imunizados na primeira etapa. O bloco abrange também os estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Tocantis.