Evento contará com balcão de empregos e debate sobre segurança jurídica das propriedades rurais
O SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho), buscando aproximar os estudantes e estagiários diretamente com as instituições que atuam diretamente no setor, decidiu realizar nesta terça-feira (29) um encontro para facilitação de mão de obra no setor. O evento tera inicio às 7h30, um café da manhã, e além de contar com acadêmicos e jovens aprendizes, reunirá também produtores rurais, profissionais e representantes da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Famasul, Senar-MS e Funar Estágios.
Em entrevista ao jornal O Estado, o presidente do Sindicato, Eduardo Monreal explica que o agronegócio é a base da economia do Estado, e segue como um dos principais vetores de desenvolvimento. “O setor agropecuário tem importante papel e grande relevância na geração de empregos no MS, os números do estado refletem isto onde MS tem previsão de maior crescimento do PIB no Brasil”. Durante a programação, o sindicato apresentará algumas ferramentas, como o Famasul Conecta, o Funar Estágios e o programa Jovem Aprendiz SEJA. Esses programas têm o objetivo de ajudar os empregadores a encontrarem trabalhadores qualificados. A Funtrab também estará presente, trazendo um balcão de empregos que oferece apoio direto nas contratações.
Segundo o presidente, deve haver uma conscientização sobre a relevância do agronegócio para a formação de empregos tanto na Capital quanto no interior do Estado, uma vez que o setor movimenta diversas cadeias produtivas e é um dos principais motores da economia sul-mato-grossense. “É fundamental essa aproximação para que a sociedade sul-mato-grossense, como um todo, conheça a importância do setor, pois ele gera renda para todos. As máquinas operadas pelos trabalhadores são manufaturadas na área urbana, assim como os produtos utilizados no campo. Portanto, o setor agropecuário gera empregos tanto na cidade quanto no campo, sendo que, aqui em Mato Grosso do Sul, o campo é o maior empregador e gerador de renda. Trata-se de uma parceria ganha-ganha, pois os trabalhadores têm sua perspectiva de vida viabilizada com emprego e a realização de seus objetivos”.
Eduardo também destaca que eventos como este são responsáveis por promoverem a importância da qualificação profissional diante das transformações tecnológicas no campo. “O setor tem sido impactado por grandes avanços tecnológicos. Isso faz com que os profissionais do agro precisem se informar e se especializar em áreas ligadas à tecnologia, sendo desejável um amplo domínio de informática, PowerPoint, Excel, além de ferramentas de monitoramento, GPS e outras utilizadas na agricultura de precisão. Tudo isso, sem, contudo, deixar de lado os cuidados com a própria segurança no trabalho e o constante respeito ao meio ambiente”.
Além de discutir sobre a profissionalização no campo, o evento contará com um debate acerca da segurança jurídica das propriedades rurais. O titular do sindicato aponta que este é um assunto que tem mobilizado produtores e entidades do setor. “É uma forma de levar mais informações aos nossos associados, uma vez que essa questão envolve diversos aspectos relacionados à localização da área, ao tamanho dos módulos fiscais e, por isso, costuma gerar dúvidas entre os produtores. Por isso, buscamos sempre o apoio de profissionais especializados no assunto, no nosso caso, advogados que assessoram o sindicato e também a Famasul, para que os produtores tenham sempre um direcionamento correto para seus negócios e mantenham suas áreas em conformidade com a legislação vigente”. A conversa contará com profissionais qualificados e porta-vozes institucionais, com o objetivo de orientar sobre os trâmites necessários para a legalização fundiária nessas áreas.
Como participar?
As inscrições são realizadas de forma gratuita e podem ser feitas através do telefone (67) 9 9624-3582. O evento será realizado na sede do sindicato, que fica localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 116, em Campo Grande.
Por João Buchara
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram