Conab estima queda de 24,4% na safra de café arábica do Brasil

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Os agricultores de café conilon irão colher a maior safra da série histórica neste ano, com uma produção próxima a 16,29 milhões de sacas de 60 quilos. No sentido contrário, as lavouras de café arábica apresentaram um desempenho inferior ao registrado na safra passada.

Segundo o boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção desta variedade chega a 31,42 milhões de sacas, redução de 35,5% quando comparada com o ano passado. Com isso, o volume total de café produzido no país está estimado em 47,72 milhões de sacas, uma diminuição de 24,4% em comparação ao resultado apresentado na safra anterior.

A menor colheita já era esperada, devido aos efeitos fisiológicos da bienalidade negativa, observados em diversas regiões produtoras neste ciclo. Além disso, as condições climáticas adversas de seca em muitas localidades, influenciaram diretamente nas lavouras. As geadas registradas nos meses de junho e julho, embora com pouca interferência nesta safra, também impactaram as lavouras em produção e em formação.

Café Arábica

Os “melhores” grãos de café são do tipo Arábica, pois suas variedades e subvariedades trazem aroma e doçura intensos, cheios de variações em acidez, corpo e sabor, dependendo da mistura. Além disso, o café Arábica tem 50% menos cafeína que o café Robusta.

(Com informações Canal Rural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *