Com o plantio finalizado, a soja entra agora em período de desenvolvimento, e o prognóstico do clima apresenta boas expectativas para a fase da oleaginosa. A previsão de precipitação total para os meses de novembro, dezembro e janeiro, indicam acumulados de chuvas previstos entre 100-160 mm em grande parte do estado, exceto nas regiões nordeste, sudoeste, sul fronteira e porção sul da região oeste que indica entre 160-230 mm.
O clima aparenta estar ajudando o produtor, já que o mesmo permitiu um avanço significativo na janela de plantio da soja favorecendo o encerramento dentro da melhor janela de plantio no Estado, finalizando a safra 2021/2022, 3,4% superior em relação ao mesmo período da safra 2020/2021.
De acordo com o Boletim Siga da Famasul, apesar da chuva no período de desenvolvimento a produtividade será dentro da média. “O prognóstico climático aponta chuva durante o período de desenvolvimento, no entanto, as estimativas ainda demonstram produtividade dentro da média dos últimos 5 anos”, finaliza a publicação.