Após 5 meses de funcionamento, com procura em queda, parque voltar a ser local de esportes
O Polo de Atendimento do Parque Ayrton Senna vai encerrar as atividades hoje (30). Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os atendimentos serão realizados apenas no período da manhã desta quarta-feira. A demanda do polo será absorvida pelas unidades de saúde.
Ao mesmo tempo que outros, o local começou a atender os pacientes com sintomas da COVID-19 no dia 10 de abril e até a última segunda-feira (28) foram realizados 36.137 procedimentos, entre consultas, realização de teste rápido e swab. O dia com maior movimento foi em 27 de julho, com 523 procedimentos realizados. Já no último domingo (27) foram feitos apenas 55 procedimentos, uma redução de 89% na demanda.
Do mesmo modo, na manhã de ontem (29), por volta das 9h, o polo estava vazio. Durante o tempo que a equipe do Jornal O Estado ficou no local, aproximadamente uma hora, apenas duas pessoas procuraram a unidade. O estudante Antônio Neto, 21 anos, que foi buscar o resultado do exame. Ele não sabia que o polo deixaria de funcionar.
“Estou aqui para buscar o resultado do meu exame, nem sabia que o polo vai ser desativado. Mas desde a semana passada, quando estive aqui para coleta do material notei que está vazio. Eu via as matérias quando foi aberto, com filas enormes”, relatou.
Juntamente com sintomas do novo coronavírus, a professora Vanessa Gracine, 25 anos, foi até o local em busca de atendimento, mas como não tinha 72 horas de sintomas, foi orientada a esperar o tempo e ligar no disk COVID (0800 647 0911) para agendar o exame.
“Comecei a apresentar os sintomas na segunda-feira, como não tem 72 horas, eles não fazem o atendimento. Fui orientada a esperar o prazo e depois ligar para agendar o teste. Mas se eu passar mal, posso procurar uma unidade de saúde”, explicou.
Conforme a superintendente de Assistência em Saúde da Sesau, Ana Paula Resende, a redução no atendimento foi o principal motivo para desativação do polo. “Como as 71 unidades realizando o teste rápido desde julho e agora temos 12 fazendo o teste RT-PCR, o swab, decidimos em reunião que não há mais a necessidade do polo de atendimento”, explicou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, as unidades de saúde consegue absorver sem sofrer impacto. “Nos meses de junho e julho nós tivemos o pico no número de atendimentos. Hoje, não estamos realizando 100 procedimentos, uma demanda que a gente já consegue suportar nas unidades de saúde”, ressaltou.
De acordo com o secretário, outro motivo para desativação do polo é porque o financiamento e habilitação do Ministério da Saúde para o funcionamento do polo também acaba nesta quarta-feira.
Por outro lado, as 12 unidades que realizam o teste swab são: USFs (Unidades de Saúde da Família) do Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto, Tiradentes, Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra. As unidades funcionam das 7:30 às 17:30 e os testes devem ser agendados na própria unidade. Confira outras notícias.
(Texto: Rafaela Alves)