MS: pelo menos 16 mulheres são pré-candidatas às prefeituras

O número de pré-candidatas às prefeituras de Mato Grosso do Sul ainda é baixo se comparado ao número total de municípios. Até o momento, menos de 20 mulheres se propuseram a disputar eleições municipais em
chapas majoritárias. Campo Grande, Maracaju e Ivinhema são cidades que possuem a maior quantidade de pré-candidatas, com um total de duas em cada uma.

Na Capital Cris Duarte do PSOL e Terezinha Cândido do Democracia Cristã já anunciaram concorrer ao pleito. Se tivesse ao menos uma pré-candidata em cada cidade, o número chegaria a 79.

Pré-candidatas da Capital

A psicóloga Cris Duarte, que também é presidente municipal do PSOL, atua há mais de 12 anos nos movimentos sociais de direitos humanos e nas políticas públicas da cidade.

Ela é pré-candidata à prefeitura, além de ter uma mulher como pré-candidata a vice-prefeita. Duarte é a favor da cota feminina de 30% e enxerga como um instrumento para crescer a representação de mulheres
na política.

“A cota é um instrumento que já deu certo em países que chegaram a participação paritária de homens e mulheres na política. Tivemos uma melhora quantitativa na representação de mulheres no parlamento nas últimas eleições no Brasil, mas acredito que outras reformas também são necessárias. A mais eficiente em minha opinião seria a cota do número de cadeiras. Já passou da hora inclusive. Não há possibilidade de democracia sem a representação das mulheres.”Outra pré-candidata que fez o anúncio recentemente é a médica-veterinária Terezinha Cândido, de 50 anos. Ela é a segunda pré-candidata mulher na disputa. Do partido DC (Democracia Cristã), Terezinha diz que pretende trazer o olhar feminino para a política, que hoje está sem representantes.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Andrea Cruz)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *