Os serviços de fiscalizações para acompanhar o cumprimento do decreto da “lei seca” serão intensificados no fim de semana, começando a partir das 11h. Com efetivo ampliado, a ideia é deter e não permitir o consumo de bebidas alcoólicas nos locais públicos. O segundo o secretário Municipal de Segurança e Defesa Pessoal, Valério Azambuja, as blitzes do fim de semana vão começar mais cedo em todas as regiões da cidade, garantindo o cumprimento do novo decreto. “O efetivo regular deve ser ampliado de 30% a 35% para cobrir a demanda nas sete regiões”, afirmou.
O novo decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos passou a valer na quarta-feira (12). Com isso, já está sendo feita operação conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Polícia Militar e Vigilância Sanitária nas sete regiões da Capital para fiscalizar os comércios e ações do toque de recolher.
Na primeira noite de ação, segundo a Guarda Municipal, 75 pessoas foram abordadas e orientadas a retornarem e permanecerem em suas residências, 50 estabelecimentos foram visitados, dois foram notificados por falta de alvará. Foram registradas ainda 200 ligações, sendo 60 delas sobre o desrespeito ao toque de recolher. Para o secretário da Semadur, Luís Edurado Costa, o resultado foi positivo. “Não houveram prisões, foram feitas orientações, de acordo com o previsto”, disse.
(Texto: Dayane Medina)