O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), anunciou na noite desta quinta-feira (5), que determinou aos organizadores da Bienal do Livro, evento que acontece na zona oeste fluminense, que recolham um livro que, segundo ele, oferece “conteúdo sexual para menores”.
Trata-se da novela gráfica (história em quadrinhos) Vingadores – A Cruzada das Crianças, da Marvel Comics. Na obra, os personagens Wiccano e Hulkling são namorados.
Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades. pic.twitter.com/sFw82bqmOx
— Marcelo Crivella (@MCrivella) September 5, 2019
Na postagem o prefeito não esclarece com base em qual norma legal emitiu a determinação, se o livro foi efetivamente recolhido nem se a prefeitura vai aplicar alguma punição caso a determinação não seja cumprida.
A publicação foi alvo de muitas críticas por conta da postura do prefeito. “Proteger as crianças é dar saúde, educação, moradia digna, e não censurar algo que nem tabu deveria ser pra qualquer um com o mínimo de humanidade”, escreveu um internauta. (Texto: Jean Celso com informações d’O Estado de S.Paulo)