Por conta da aglomeração e do descumprimento da medida de isolamento, em Mato Grosso do Sul, as taxas continuam baixas do essencial, sendo assim o número de infectados e óbitos pela covid-19 tem aumentado nessas últimas semanas.
Conforme dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (28) foram registrados 641 novos casos confirmados, totalizando 22.443 infectados desde o início da pandemia. Em relação ao número de mortes, o estado contabilizou mais 9, chegando a 328 vidas perdidas em decorrência ao novo coronavírus.
“Estão vendo que essa taxa de letalidade tem crescido. Começou com 0,9%, estamos com 1,5%, e a cada dia ela tem aumentado um pouco. Isso nos preocupa”, lamentou o secretário de saúde, Geraldo Resende.
Nesta segunda-feira (27), o número de pessoas que ficaram em casa ou se deslocaram dentro do perímetro de 450 metros da área residencial é de 37,3%. Com essa taxa, Mato Grosso do Sul ocupa o 24° lugar entre as unidades da federação.
Durante a apresentação detalhada dos dados, o titular da SES também pediu a participação dos municípios no monitoramento dos casos positivos e rastreamento dos seus contatos. “O diagnóstico mais rápido, faz um isolamento mais rápido e previne vidas” completou a secretária adjunta, Christine Maymone.
Veja também: SP: quem não usa máscara tem 3 vezes mais chance de contrair covid
(Texto: Inez Nazira)