Após alguns cientistas dizerem que existem evidências de que o coronavírus (covid-19) pode ser transmitido por pequenas partículas no ar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu revisar um artigo que sugere que as orientações da agência sobre o coronavírus sejam atualizadas.
Com isso, qualquer alteração na avaliação de risco de transmissão pela OMS pode afetar seus conselhos atuais sobre manter o distanciamento físico de um metro.
Governos, que também contam com a agência para definir suas políticas de orientação, também podem precisar ajustar as medidas de saúde pública destinadas a conter a propagação do vírus.
Entenda
A OMS diz que a covid-19 se espalha principalmente através de pequenas gotículas que saem do nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, e rapidamente caem no chão.
No entanto, conforme informações do New York Times, em uma carta aberta à agência sediada em Genebra, 239 cientistas de 32 países descreveram as evidências que dizem mostrar que partículas menores exaladas podem infectar as pessoas que as inalam.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Reuters)
Veja também: MS: quase 70% dos infectados por coronavírus estão recuperados