Foram abertas inscrições extras para a “4ª Jornada do SELEPROT: Olhares sobre o texto verbal e não verbal”, organizada pelo grupo de pesquisa SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto). A Jornada é gratuita e ocorrerá no dia 19 de setembro na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande.
Devido à grande procura, a organização do evento decidiu abrir inscrições extras para participantes, as vagas são limitadas. (Clique aqui para se inscrever).
Para o evento estão programadas mesas redondas, palestra, homenagem e lançamento de livro. A Jornada visa apresentar discussões sobre: A leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; A finalidade dos gêneros discursivos em estudo; O sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; A dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; As manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; A linguagem como instrumento de construção da cidadania.
“A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando se refere à leitura de textos, o senso comum estabelece a definição somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas. Embora, alguns grupos, digam, por exemplo que leem a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, faz-se leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc, além dos textos híbridos que exploram a linguagem verbal e não verbal. A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados”, destacam os organizadores.
O evento tem Coordenação Geral dos professores: Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NuPeQ / SELEPROT / UERJ), Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (UEMS) e Prof. Ma. Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS / NuPeQ).
Programação:
15h – Abertura
Dr. Laércio Alves de Carvalho (vice-reitor da UEMS)
15h20 – Palestra
As dinâmicas das linguagens nos processos produções de sentido: discutindo a pesquisa para além das fronteiras linguísticas e semióticas – Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (UEMS)
16h – Mesa-Redonda 1 – Olhares sobre o texto verbal e o não verbal
Verbal e não verbal na seleção vocabular – Profa. Dra. Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ / SELEPROT / UEG)
Semiótica e iconografia cristã – Profa. Dra. Sueli Ramos (UFMS)
Memes: condição sígnica e semiose no contexto das redes/mentes sociais – Profa. Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
Monumentos: em busca de sentidos – Profa. Dra. Maria Luceli Faria Batistote (UFMS)
18h30 – Mesa-Redonda 2 – Textos híbridos: a linguagem das histórias em quadrinhos
Demolidor e o livro de Jó – Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NupeQ / SELEPROT / UERJ)
Reino do Amanhã: uma leitura além da batalha herói X vilão – Profa. Ma. Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS / NuPeQ / SEMED / SED)
Poesia, imagem e quadrinhos – Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS / Literatura, História e Sociedade)
Mangás shonen: arcos estéticos, temáticos e afetivos – Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz (UEMS)
A representatividade de símbolo da paz dos super-heróis de All Might e Superman – Luiz Eduardo Fernandes Moraes (Novaescola / CNPq)
20h30 – Homenagem docente e lançamento de livro
Vídeo: Trajetórias de uma carreira docente – Homenagem à Profa. Dra. Maria Leda Pinto, com o Prof. Dr. Fábio Edir dos Santos Costa (Reitor)
Formação e prática docente em língua portuguesa e literatura, Leandra Ines Seganfredo Santos e Ruberval Franco Maciel (orgs.), Editora Pontes, coordenação Profa. Ma. Dagmar Vieira Nogueira Silva (UFMS / SEMED)
Sobre o SELEPROT
O SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto) é um Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, MS, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim). (Rafael Belo com assessoria)