Deputados aprovam nova data para posse do governador e vice

Foto: Wagner Guimarães
Foto: Wagner Guimarães

Além da mudança constitucional, os parlamentares analisam a LOA com 244 emendas para 2026

Com 17 votos favoráveis, os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (26), em primeira votação, a Proposta de Emenda Constitucional 1/2025, apresentada pelo deputado Zé Teixeira (PSDB) com o apoio de outros parlamentares. A mudança altera o caput do artigo 88 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, ajustando a data oficial de posse do governador e do vice-governador. A medida busca harmonizar o calendário estadual com o calendário federal.

Com a alteração, a posse das futuras gestões do Executivo estadual deixará de ocorrer em 1º de janeiro e passará a ser realizada no dia 6 de janeiro, seguindo o padrão adotado nacionalmente. A mudança atende a um movimento de alinhamento institucional entre estados e União, garantindo maior organização no processo de transição de governo.

A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação no plenário da Assembleia antes de ser definitivamente incorporada à Constituição estadual. A expectativa é que, após a conclusão do trâmite, a nova regra já valha para os próximos ciclos eleitorais.

CCJR
A LOA (Lei Orçamentária Anual) avançou mais uma etapa na Assembleia Legislativa nests quarta-feira (26), a matéria que traz a LOA (Lei Orçamentária Anual) recebeu emendas no período de tramitação e voltou para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Ao todo, foram protocoladas 244 emendas, sendo 235 aprovadas na primeira passagem e outras 9 na segunda, todas de indicação do deputado Junior Mochi (MDB). Do total, 221 foram acatadas, 20 rejeitadas e 3 prejudicadas pela Comissão.

A LOA chegou à Assembleia em outubro e passou pela análise técnica da CCJR e foi aprovada em primeira discussão. Com o avanço desta quarta-feira, a proposta deve retornar para a segunda votação no plenário no dia 3 de dezembro, conforme a previsão do calendário interno.

O presidente da Comissão, deputado Caravina explicou que, com a aprovação das emendas, a LOA segue agora seu trâmite regimental para a conclusão das análises ainda este ano. O projeto ainda passará pela Comissão de Finanças, presidida pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), responsável pela consolidação da versão final do texto orçamentário antes da segunda discussão.

Por Brunna Paula

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *