96% dos consumidores de Mato Grosso do Sul dizem conhecer seus direitos

Foto: Kleber Clajus
Foto: Kleber Clajus

Consulta inédita do Procon foi realizada neste mês e maioria declarou ter bastante ou algum conhecimento sobre a legislação

Nesta quinta-feira (11), foi divulgado uma consulta inédita do Procon Mato Grosso do Sul, promovida pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais. Na pesquisa a maioria dos consumidores revelaram que conhecem sobre os direitos e que consideram a lei muito importante.

Os dados mostraram que 96,7% das pessoas ouvidas no Estado declaram conhecer o CDC (Código de Defesa do Consumidor). A maioria declara ter “bastante” (30,5%) ou “algum” conhecimento (35,6%) sobre a legislação.

O levantamento da consulta foi realizado de forma digital entre os dias 6 e 9 de setembro e contou com a participação de 122 pessoas em Mato Grosso do Sul.

De todos os participantes, 35,35% relataram que conseguiram resolver seu problema de consumo com o fornecedor, outros 73,91% tiveram sua demanda solucionada com a intervenção do Procon e 97,37% declaram que recomendariam o atendimento da instituição a um familiar ou amigo.

“Os dados mostram que as pessoas sabem que o Código de Defesa do Consumidor existe e mais de 80% consideram a lei muito importante, mas ainda é necessário ampliar a educação para o consumo para que todos possam fazer valer os seus direitos”, pontua o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.

Cenário Nacional

O levantamento também foi feito em todo o país, com a participação de 1.252 pessoas. Os números nacionais revelam que apenas 38% dos respondentes conseguiram resolver o problema diretamente com a empresa, cerca de 58% utilizaram plataformas digitais públicas ou privadas para o registro da queixa e 74% tiveram seu problema resolvido após a intervenção do Procon.

No cenário nacional, 86% dos entrevistados afirmaram conhecer o Código de Defesa do Consumidor , enquanto 67% relatam ter “bastante” ou “algum” conhecimento sobre seus direitos.

O presidente do colegiado e diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho expressou que “Os números mostram que o brasileiro está atento aos seus direitos e valoriza os mecanismos de proteção criados pelo CDC. Assim, a criação do Colegiado Nacional de Procons Estaduais é um passo decisivo para fortalecer essa relação com a sociedade, na medida em que amplia o diálogo com órgãos reguladores, o parlamento e, na outra ponta, os Procons municipais.”

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *