Decoração ganha espaço como ferramenta de fortalecimento da identidade de marca
Em relatório divulgado pela Business Research Insights, foi constatado que o mercado global de decoração de Natal em 2024 movimentou cerca de U$ 5,33 bilhões. A estimativa para este ano é de que deva ser movimentado cerca de U$ 5,62 bilhões, com foco na demanda por produtos sustentáveis, personalizados e pelo aumento das vendas online.
Com essa estimativa, é possível compreender que a decoração de Natal vem ganhando espaço como ferramenta de consolidação da identidade de marcas e de experiências que marcam a memória do consumidor. Uma pesquisa realizada pela Mood Media com a varejista Intersport, uma grande rede de lojas com da França, mostrou que ambientes temáticos com elementos sensoriais aumentam significativamente o tempo de permanência e o engajamento do público. Esses espaços se tornam “instagramáveis”, que ampliam de forma natural o alcance das ações.
Segundo Vivian Bianchi, fundadora e diretora criativa, especializada em decoração natalina personalizada e cenografia de alto padrão, cada escolha estética transmite uma mensagem. “Uma decoração minimalista e orgânica comunica leveza e sofisticação, enquanto um ambiente lúdico e colorido sugere acessibilidade e encantamento. Cores, texturas, materiais e escala, tudo comunica. E, quando isso é feito por meio da experiência, e não apenas de discursos, o impacto é ainda maior”, afirma.
Como uma das datas mais movimentadas do ano para o setor de comércio, em estabelecimentos da Capital as preparações já estão a todo vapor, apostando na tendência imersiva para os consumidores.
E é o que o superintendente do Shopping Bosque dos Ipês, João Guilherme Braga, relata sobre os preparativos no centro de compras que está nos preparativos desde março. “A preparação para o Natal no Bosque dos Ipês começou cedo, ainda em março, e já em maio todo o projeto estava definido. Esse período de planejamento é fundamental, porque o Natal é, para nós, a época mais mágica e também a mais estratégica do varejo”.
As escolhas das decorações buscam consolidar as marcas apostando na memória afetiva, e vão além, apostando no lado mais emocional para surpreenderem o público e proporcionar uma experiência imersiva.
Para a superintendente do Shopping Campo Grande, Vanessa Miller, há um estudo iniciado meses antes da data, que busca uma ambientação que agrade a todos os tipos de público. “O Natal é, sem dúvida, a data mais importante do ano, seja pela questão comercial, quanto pela simbologia. É o momento onde as famílias se reúnem e têm no Shopping Campo Grande a certeza de um espaço que todos os anos, resgata a magia do período”.
“O estudo e escolha da decoração e ambientação de cada ano inicia meses antes, onde o time avalia aquilo que mais pode agradar ao público regional e não é diferente neste ano. Estamos preparando com muito carinho a ambientação natalina deste ano, com toda a essência que o período pede: de aconchego, encanto e alegria, para que o passeio no Shopping se torne cada dia mais uma experiência completa “, finalizou Miller.
Por Gustavo Nascimento
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram