MS Qualifica: jovens têm até 14 de abril para se inscrever em seleção para cursos gratuitos

Reprodução
Reprodução

Jovens que moram em Mato Grosso do Sul, com idade entre 17 e 22 anos, que sejam alunos ou egressos de escola pública, têm até o dia 14 de abril, para se inscreverem no processo seletivo para o curso da Plataforma PROA.

Para participar, basta fazer a inscrição no site do PROA, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é o proa.org.br.

O oferecimento dos cursos do Instituto PROA em Mato Grosso do Sul é uma estratégia da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), no âmbito do MS-Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego no Estado de Mato Grosso do Sul).

As aulas terão início no dia 27 de maio, têm carga horária de 100 horas e são divididas em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso.

Taxa que anima os estudantes, como Talita Drummond Ferreira, que começou o curso da Plataforma na primeira turma de 2024 e compartilha suas expectativas, “Quero obter o máximo de conhecimento sobre áreas que não domino e desenvolver meus relacionamentos interpessoais”. A jovem também reforça o quanto o apoio do time PROA está sendo importante para que ela conclua o curso com sucesso.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *