A previsão indica que, entre segunda (18) a quarta-feira (20), há continuidade do calor intenso em Mato Grosso do Sul, com temperaturas que podem atingir 37-40°C aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20 e 40%, com destaque para as regiões sul, sudoeste e pantaneira.
Porém, a partir da quinta-feira (21), há mudanças no tempo com a aproximação e passagem de uma frente fria pelo estado que irá favorecer a quebra do bloqueio atmosférico que vem gerando uma intensa onda de calor.
O dia amanhece com tempo mais firme, porém ao longo do dia espera-se aumento de nebulosidade. São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado ao avanço de um cavado que antecede a chegada da frente fria. Além disso, o avanço da frente fria e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no estado.
Em relação às temperaturas, estão previstas temperaturas mínimas entre 24-26°C e máximas de até 36°C nas regiões sudeste e leste do estado. Para as regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 37-39°C, principalmente na região de Porto Murtinho.
Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas de até 36°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23°C e máximas de até 33°C. Os ventos atuam de norte/noroeste e giram para o quadrante leste/sudeste ao longo da quinta e sexta-feira com valores entre 50-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Com informações Cemtec-MS
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.