No último domingo (19) pelo menos cinco presos fugiram de dois estabelecimentos prisionais em Goiás. Conforme informado pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do estado, as fugas ocorreram em Abadiânia, a cerca de 100 quilômetros de Goiânia, e em Caldas Novas, a 180 quilômetros da capital. Houve ainda prisão de um vigilante penitenciário por suspeita de facilitar a fuga de dois detentos. a
O servidor, de 37 anos, foi filmado pelo sistema de videomonitoramento da unidade localizada em Caldas Novas quando repassava aparelhos celulares, acessórios eletrônicos e drogas para um grupo de presos. De acordo com a diretoria-geral, as imagens também comprovam que o vigilante não cumpriu os procedimentos de segurança necessários para impedir que os dois detentos escapassem.
O vigilante penitenciário realizava o último plantão antes do encerramento de seu contrato temporário, com duração de um ano, que acabaria no próximo dia 22. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi decretada a prisão em flagrante.
Já em Abadiânia, os três fugitivos escaparam da unidade prisional por um buraco que abriram no banheiro da cela. A força policial foi acionada para tentar localizar os foragidos, que não foram encontrados até o momento.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Agência Brasil)