Rússia divulga calendário do BRICS para 2020

O “navio” dos BRICS deve resistir às atuais tempestades que assolam a política internacional, declarou o vice-ministro interino das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta segunda-feira (20), em Moscou. O vice-ministro interino acrescentou que, para a Rússia, o BRICS é um exemplo de estabilidade e integridade independentemente da atual conjuntura mundial e das transformações de política interna nacionais.

“Tal como as presidências anteriores, nos esforçaremos para obter avanços nas três áreas da parceria estratégica dos BRICS: política e segurança, economia e finanças e contatos culturais e sociais”, notou Ryabkov. O vice-ministro interino disse esperar que todos os líderes dos BRICS compareçam às comemorações dos 75 anos da Vitória na Segunda Guerra Mundial, a serem realizadas em Moscou no dia 9 de maio.

A Cúpula de Chefes de Estado dos BRICS, o principal evento do ano, deve ser realizada entre os dias 21 e 23 de julho de 2020, na cidade russa de São Petersburgo. Na ocasião, também será realizada a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), informou o vice-ministro. A Conferência de Ministros das Relações Exteriores dos BRICS deve ser realizada em Moscou, entre os meses de março e maio de 2020.

Ryabkov disse haver a possibilidade dos líderes dos BRICS se reunirem informalmente em maio, mas confirmou que a tradicional reunião informal anual está prevista para ocorrer em novembro de 2020, em Riad, na Arábia Saudita, à margem do encontro do G20. A presidência russa do BRICS deve promover mais de 150 eventos nos mais diversos níveis, inclusive duas cúpulas e 20 encontros ministeriais.

Além de Moscou e São Petersburgo, a cidade russa de Chelyabinsk deve receber um número significativo de eventos do BRICS. No dia 1º de janeiro, a Rússia assumiu a presidência do BRICS, grupo de países que agrega o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O lema da presidência russa será “Parceria do BRICS no interesse da estabilidade global, segurança comum e crescimento da inovação”.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Sputnik)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *