Tribunal de Justiça  abre inscrições para seleção de jurados voluntários em Bataguasu

Fórum de Bataguassu - Foto: Reprodução/TJMS
Fórum de Bataguassu - Foto: Reprodução/TJMS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do juízo da comarca de Bataguassu, inicia o processo de cadastramento de voluntários para compor o corpo de jurados ao longo do ano de 2024. Os interessados em participar desse importante papel no sistema judicial podem comparecer ao cartório da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri para realizar o cadastro.

A cada mês, 25 pessoas inscritas são selecionadas, acompanhadas por cinco suplentes, para integrar o Tribunal do Júri. No momento da audiência, sete jurados voluntários são escolhidos para compor o conselho de sentença. Vale ressaltar que não há remuneração para esse serviço voluntário, sendo uma atuação cidadã de extrema importância.

Além da contribuição para a justiça e o exercício de cidadania, ser um jurado voluntário traz benefícios adicionais. O efetivo desempenho dessa função é considerado um serviço público relevante, conferindo ao voluntário uma presunção de idoneidade moral e garantindo prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

Os jurados voluntários também desfrutam de privilégios em situações como empate em licitações públicas, preferência em concursos para cargos ou funções públicas, promoção funcional e remoção voluntária.

O serviço do júri é obrigatório, e a recusa injustificada pode resultar em multa, variando de um a 10 salários mínimos, conforme critério do juiz e a condição econômica do jurado. O alistamento está aberto para maiores de 18 anos, sem qualquer discriminação com base em cor, etnia, raça, credo, sexo, profissão, classe social, econômica, origem ou grau de instrução.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Após atraso, MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *