Até às 16h desta quarta-feira (4), a Igreja Matriz Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Grande, irá realizar a tradicional benção dos animais, em celebração ao dia do Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.
Além disso, no sábado (7) a paróquia ainda realiza a Festa de São Francisco de Assis, a partir das 19h. O evento terá diversos quitutes tradionais das festas de ‘quermesse’ como cachorro-quente, espetinho, pastel e arroz carreteiro. Haverá também show de prêmios, pescaria e a novidade do ano, o bolo da sorte de São Francisco.
Santo
São Francisco de Assis, nascido em 1182, fundou a Ordem dos Franciscanos, renunciando à riqueza de sua família. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX após sua morte em 1226. Conhecido como o protetor dos animais, sua jornada espiritual começou quando ouviu a mensagem divina para “restaurar a Casa de Deus”. Ele renunciou a seus bens, pregou a pobreza e fundou a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis”. Durante sua vida, ele realizou feitos milagrosos e promoveu a fé cristã. Após sua morte, seus seguidores enfrentaram desafios e reformas na Ordem, mas seu legado perdura até hoje. São Francisco faleceu em 1226 e foi canonizado dois anos depois, com seus restos mortais guardados na igreja de São Francisco de Assis, em Assis, Itália.
Dia Mundial dos Animais
No dia 4 de outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais. A história da data começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Neste dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos.
A data escolhida foi 4 de outubro, que também é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição cristã, o santo é considerado padroeiro dos animais e da natureza. Por isso, a decisão por essa data é ainda mais significativa para as pessoas que seguem a religião cristã.
A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.
O Dia Mundial dos Animais passou a tomar maiores proporções e atenção internacional a partir de 1978. Neste ano, foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Criado pela Unesco, o documento determina que os seres humanos têm o dever de proteger e respeitar os animais. Ele conta com 14 artigos que reforçam o entendimento de que todos os bichinhos têm direito a viver em condições próprias para a espécie.
Com informações da Petz.