A China divulgou um plano para aprofundar a reforma do sistema de posse coletiva de florestas para aumentar a renda dos agricultores e promover o desenvolvimento verde.
Até 2025, o país pretende ter formado um sistema de posse florestal coletiva com propriedade clara, responsabilidades e direitos unificados, proteção rigorosa, circulação ordenada e supervisão eficaz, de acordo com o plano emitido conjuntamente pelo Gabinete Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado.
Nesta base, serão tomadas múltiplas medidas, incluindo o desenvolvimento de um funcionamento adequado da indústria florestal, a promoção de uma gestão mais científica e eficiente dos recursos florestais e a diversificação dos canais para aumentar o valor da posse florestal, a fim de melhorar constantemente a qualidade ecológica das florestas e aumentar os rendimentos dos agricultores.
Serão introduzidos projetos para melhorar a qualidade das florestas e promover modelos eficientes de gestão florestal, enquanto indústrias verdes, como o turismo ecológico, os cuidados com a saúde florestal e a educação para a natureza, serão desenvolvidos com vista à proteção dos recursos florestais e da ecologia, refere o plano.
Exorta igualmente a que se envidem esforços para explorar e melhorar o mecanismo de valorização dos produtos ecológicos e incentivar as instituições financeiras a concederem empréstimos à indústria florestal.
Com informações do Portal Xinhua.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebooke Instagram.