O SUS (Sistema Único de Saúde) vai passar a atender pacientes com dificuldade de se locomover em casa. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Saúde. A medida vai atender 210 municípios de 21 Estados. De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, bem como diminuir o tempo de permanência de usuários internados no SUS.
Dos 210 municípios que receberam o benefício, 178 estão sendo habilitados pela primeira vez na modalidade de atenção à saúde, com atendimento especializado para pacientes domiciliados.Para realizar a modalidade de atendimento houve um incremento de R$ 160,4 milhões no repasse aos estados e municípios. A pasta disse que, com as novas habilitações, agora serão 1.157 equipes multiprofissionais.
Segundo o Ministério da Saúde, as habilitações trarão maior qualidade de vida para as pessoas que precisam de cuidados e acompanhamento de saúde, como as acamadas, por exemplo, que podem se beneficiar de um tratamento domiciliar, ao invés de permanecerem em internações hospitalares.
(Lyanny Yrigoyen com informações Catraca Livre)