Com o período de férias e a proximidade do Carnaval as doações de sangue tendem registrar uma queda significativa, por isso o Hemosul Coordenador está convocando doadores de todas as tipagens a comparecer ao hemocentro mais próximo e fazer sua doação.
Conforme o Hemosul, a meta é garantir estoques durante as festividades. Nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa em torno de 20% a 30%.
Para doadores de sangue há décadas ou recentes acreditam que o ato é uma demonstração de amor e ajuda ao próximo, e são eles que garantem a manutenção dos estoques do Hemosul Coordenador, em Campo Grande.
O professor Jhonattan de Araújo, 32, é doador há 13 e realiza as doações em média três vezes ao ano. “Já doei muitas vezes, e esta é para ajudar uma colega de trabalho que vai fazer cirurgia”.
Também professora, Giane Talgatti, 42 anos, doou pela segunda vez e ressalta que pretende doar mais vezes ao ano.
“Em abril do ano passado doei para ajudar um conhecido que fez cirurgia cardíaca. Eu nunca tinha doado, foi a primeira vez. E só agora, vim de novo. Mas quero fazer com periodicidade”.
Principal distribuidora de sangue dos hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul, o Hemosul Coordenador opera com estoques do tipo O+ e O- em estado crítico, além de ter necessidade de doação dos tipos A+ e A-, que estão com estoques baixos.
Quem pode doar?
Para doar é preciso atentar-se às regras, apresentar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue.
Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.
Pessoas que testaram positivo para a Covid-19, devem esperar no mínimo 30 dias para voltarem a doar sangue. Quem tomou a vacina, é necessário observar o período conforme a dose recebida, Coronavac o prazo é de 48 horas e Pfizer, Astrazeneca e Janssen, o prazo é de 7 dias.
De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.
Serviço:
As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Mais informações podem ser obtidas no site www.hemosul.ms.gov.br
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.