Pais e responsáveis devem ficar atentos quanto a vacinação de crianças. Isso porque, Mato Grosso do Sul recebeu um lote 6,5 mil doses do imunizante Coronavac na segunda-feira (16), especificas para a vacinação de crianças. Com 1,7 mil doses repassadas para a Capital, a prefeitura retomou nesta quinta-feira (19) a imunização de crianças entre três e quatro anos.
Porém é preciso atenção quanto as unidades que tem a vacina disponível. Apenas dez locais estão com a vacinação para esse público, os mesmo que realização a vacinação em bebês, para evitar o desperdício de doses.
Aproximadamente cerca de 11 mil crianças nesta faixa etária estão no aguardo pela segunda dose da vacina, e assim, conseguir completar o esquema de imunização, como explica a superintendente de vigilância em saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo.
“Iremos referenciar unidades para que o maior número possível de crianças receba a dose, e é necessário atenção, neste momento, para quem irá se vacinar”.
Como a quantidade de doses é menor do que o necessário, os imunizante serão preferencialmente utilizados nas crianças que já receberam a primeira dose. Para quem ainda não tomou nenhuma dose, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a aplicação da Pfizer baby.
O último carregamento de vacina Coronavac recebido pelo município foi o início do mês de dezembro, também após todas as doses disponíveis já terem sido aplicadas. “A responsabilidade do abastecimento de vacinas é do Ministério da Saúde, nós não temos autonomia para comprarmos o imunobiológico”, comenta Veruska.
Onde se vacinar?
Serão dez unidades de saúde com doses disponíveis, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45:
Região do Centro:
UBS 26 de Agosto, R. Rui Barbosa, 4670, bairro São Francisco;
Região do Bandeira:
USF Moreninha, Rua Anacá, 645, Bairro Moreninha III;
Região do Anhanduizinho:
UBS Dona Neta, R. Corá, s/n – Guanandi;
USF Paulo Coelho Machado, R. Alcídes Célso Macheret, 125, Jardim Paulo Coelho Machado;
Região do Prosa:
USF Noroeste, R. Dois Irmãos, 71 – 11, Jardim Noroeste;
Região do Imbirussu:
UBS Silvia Regina, R. Tordesilhas, 688, Vila Silvia Regina;
USF Aero Itália, Rua Rio Galheiros, 280 esquina com Rua Área Verde, Bairro Jardim Aeroporto;
Região do Lagoa:
UBS Caiçara, R. Vital Brasil, 1, bairro Caiçara;
USF Santa Emília, R. Boanerges Lopes, 1392, Jardim Santa Emília;
Região do Segredo:
USF São Francisco, R. Ida Baís, 19, bairro Nova Lima.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.