Após a chuva que atingiu algumas cidades de Mato Grosso do Sul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestades para o estado nesta quinta-feira (01). São dois alertas, para chuvas intensas e tempestades, e vale para os 79 municípios do estado.
O primeiro alerta, de nível laranja, indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Este aviso é valido para 14 municípios: Alcinópolis, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Pedro Gomes, Porto Murtinho e Sonora.
Já o alerta amarelo, ou seja, perigo potencial prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h para oito municípios do Estado. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta vale para 74 municípios do estado.
Ambos os alerta valem, até às 10h de sexta-feira (02), com possibilidade de ser renovado pelo instituto.
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Serviço:
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações da repórter Lethycia Anjos.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.