A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), doou dois veículos para serem utilizados nas aldeias de Porto Lindo e Panabi, com o objetivo de auxiliar na prevenção à violência nesses locais. Um outro carro também foi entregue para a Defesa Civil do município de Douradina. A entrega ocorreu para atender aos Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas de Japorã e Douradina.
A doação dos veículos do modelo Palio Wekeend, foi feita por meio do intermédio da Coordenadoria Estadual de Segurança Comunitária, contando com uma parceria entre as prefeituras e a Sejusp.
De acordo com o coronel Carlos de Santana Carneiro, coordenador da Polícia Comunitária, é responsabilidade dos conselhos de segurança estabelecer estratégias, planejar e desenvolver ações para a prevenção à violência, além de estreitar os laços entre as lideranças locais.
“Formado por técnicos e profissionais da área de Segurança Pública, lideranças indígenas e comunidade residente, o conselho ajuda a comunidade na preservação da vida, liberdade e patrimônio de cada cidadão. Com esses veículos é possível atender a diversas ações que atendam à comunidade, como rondas, palestras, entre outras demandas”, explicou o coronel.
Atualmente, dos 62 conselhos comunitários existentes em Mato Grosso do Sul, seis são indígenas e estão distribuídos nas cidades de Campo Grande (1), Douradina (1), Japorã (1), Dourados (2) e Caarapó.
Veja também: MS lidera índice de violência sexual contra indígenas
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.