Tecnologia 5G segue sem data definida para ser liberada em MS

5G
Foto: Valentin Manieri

Empresas pontuam não ser necessário trocar os chips, só ter aparelhos compatíveis

Por Rafaela Alves – Jornal O Estado MS

A tecnologia 5G passou a funcionar oficialmente no Brasil. A quinta geração da internet já está disponível desde ontem (6), mas até então somente em Brasília, no Distrito Federal, que foi a primeira cidade do país a ter acesso.

Em uma segunda etapa, a nova geração de internet móvel deverá chegar a São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Ainda não há uma data específica para que a tecnologia esteja disponível em Mato Grosso do Sul, contudo a expectativa é de que até setembro o sistema esteja disponível em todas as capitais do país.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro deste ano. A expectativa inicial era de que a tecnologia chegasse até 31 de julho, mas o prazo foi estendido pela agência por conta das dificuldades logísticas para a importação de equipamentos.

Em Campo Grande, as operadoras Claro, TIM e Vivo venceram o leilão da tecnologia no ano passado. Com isso, o município está pronto desde abril deste ano, quando a lei complementar que dispõe sobre as normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as ETRs (Estações Transmissoras de Radiocomunicação), autorizadas e homologadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), foi publicada e as operadoras autorizadas a implantar a nova tecnologia.

A legislação foi desenvolvida a partir da criação de um grupo técnico, que elaborou um instrumento aderente às legislações federais vigentes. Participaram do grupo técnico: o então prefeito Marquinhos Trad, a Agetec (Agência de Tecnologia), Planurb (AgênciaMunicipal de Planejamento Urbano), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), subprefeituras e a Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos).

Campo Grande vai ser a primeira cidade do Estado que vai receber a tecnologia que promete revolucionar o modo de navegação na internet por meio de dispositivos que usam a rede de telefonia móvel. Mas, para conseguir acessar a quinta geração da internet móvel, é preciso ter um dos celulares homologados pela Anatel que suportam o 5G. Por enquanto, são 67 modelos compatíveis. Os aparelhos da lista da Anatel variam de preço entre R$ 1.399 e R$ 10.600.

Inclusive, a operadora TIM, uma das vencedoras do leilão aqui na Capital, explicou em nota enviada a O Estado que não será necessário trocar o chip, o cliente da operadora precisará apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

Por sua vez, a Vivo, por meio da assessoria de comunicação, esclareceu para a equipe de reportagem que, atualmente, são mais de 2,5 milhões de clientes que já possuem essa condição e o número tende a aumentar significativamente.

“Para usar o 5G da Vivo, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. Os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Nas regiões com cobertura, a conexão será automática e dessa forma o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A empresa possui em seu portfólio 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. Com o 5G, a experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G, além da redução no tempo de latência”, reforçou a empresa.

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. O 5G trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. 

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão, e a capacidade poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal o Estado MS.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *