Será lançado hoje (1), o novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) foi escolhido para realizar a primeira emissão do novo formato. A solenidade será no auditório do Bioparque Pantanal, às 9h.
Participam do evento o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, e também o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
O novo formato começará a ser expedido hoje, e segue a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que tem mudanças previstas desde dezembro de 2021, com regulamentação de especificações, produção e expedição da CNH.
O documento será mais “moderno”, cumprindo determinações legais, e além disso, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que desejar. O código internacional, utilizado em passaportes, também foi incorporado, e permitirá que o condutor embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Terá informações impressas em inglês e francês, facilitando o uso em outros países.
Esse novo modelo também terá nova cor, passando a ter verde e amarelo e elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Terá também um QR Code e pode ser expedido em formato físico, digital ou ambos, além de uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor pode conduzir, e informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e restrições médicas.
A substituição da CNH não é obrigatória, e será implementada de forma gradual para novas habilitações, conforme os condutores renovem ou emitam a segunda via do documento.
Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul e Agência Brasil.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.