Uma onda de calor tem elevado as temperaturas a 46ºC na Índia e Paquistão, o clima tem gerado cortes de eletricidade e escassez de água para milhões de habitantes dos países. O calor intenso traz impactos à saúde, danos à agricultura e propiciam a propagação de incêndios florestais. Em 2010, ondas de calor mataram mais de 6.500 pessoas na Índia.
Em algumas regiões como o Rajastão, noroeste da Índia, Gujarat no oeste e no sul de Andhra Pradesh, foram feitos cortes de energia nas fábricas com o objetivo de reduzir o consumo. A previsão é que a situação melhore apenas em junho e julho quando com a chegada do período de chuvas.
Uma onda de calor sem precedentes está arrasando partes da Índia e do Paquistão, com mais de 1 bilhão de pessoas sofrendo com as temperaturas atípicas. Uma região paquistanesa chegou a registrar incríveis 47.5°C👇 https://t.co/C6UUp26l9I
— Observatório Internacional (@observint) April 27, 2022
Na cidade de Nova Délhi, na Índia, o calor gerou um incêndio na última quinta-feira (28), que atingiu um dos maiores aterros sanitários da região.
No Paquistão, as temperaturas subiram 8 graus acima do normal, gerando um calor de 48 graus, segundo a Sociedade Meteorológica do Paquistão.