O nível do rio Paraguai está apresentando elevação em sua vazante esta semana. Hoje (27), foi registrada na régua do 6º Distrito Naval de Ladário uma marca de 2 metros e 13 centímetros, marca que foi alcançada pela última vez em 2019.
Essa marca já ultrapassa todo o volume registrado nos anos de 2020 e 2021. A subida do rio Paraguai acontece por conta do elevado volume de chuvas em Mato Grosso, que ultrapassa a média esperada no mês devido a uma zona de convergência do atlântico sul.
Mas a previsão é de que os níveis não continuem subindo por muito tempo. Em entrevista concedida a uma emissora de televisão, o pesquisador do serviço geológico, Marcos Suassuna explica que recuperação continua por apenas algumas semanas. “Analisando a tendência histórica para esse período do ano é provável que o rio tenha uma recuperação por algumas semanas ainda, cinco centímetro por semana. Porém como em Cáceres, Mato Grosso, no alto Paraguai, o já iniciou sua vazante, existem indicativos de que essa subida gradual não resista por muito tempo” destaca o pesquisador.
Barcaças podem ser avistadas navegando pelo rio Paraguai. A elevação gera um impulso econômico, pois facilita na transportação de cargas. Um dos portos de Ladário que embarca minério de ferro, transportou nos últimos dias 360 mil toneladas. A expectativa é embarcar 2,5 milhões de toneladas até o fim da vida útil da hidrovia.