Na próxima segunda-feira (18), terá início em Terenos o “Circuito Rural”, uma ação do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) por meio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que visa fortalecer a produção do leite e horticultura no estado.
A acção itinerante passará por diversos municípios, sendo ofertados cursos gratuitos para os pequenos produtores rurais. A cidade de Terenos foi escolhida para receber o projeto piloto, e as unidades móveis ficarão do dia 18 até 20 de abril na cidade.
A proposta é atingir todos os 30 municípios do estado, com expectativa de atender cerca de duas mil pessoas, para agregar valor às produções e qualificar a mão de obra desses pequenos produtores. A programação deve durar até três dias em cada localidade, e terá diversos projetos a Feira Segura do Senar, que deve instruir os participantes na promoção de feiras com segurança. Haverá também um container para realizar capacitação em queijos artesanais e um “horti truck”, que gerará capacitação no processamento de frutas e hortaliças.
Ainda não foi disponibilizado o calendário para os municípios, mas as unidades móveis serão executadas pelo IBS (Instituto BioSistêmico), e irão percorrer feiras agropecuárias e outros pontos estratégicos.
Parceria
O “Circuito Rural” faz parte do programa Juntos pelo Agro, iniciativa do Sebrae e Senar, que foca na gestão, inovação e tecnologia para desenvolvimento do agronegócio no estado. Além desse projeto, serão ofertadas por meio do programa bolsas de inovação rural para cerca de 10 bolsistas, com o intuito de fazer um acompanhamento de 150 produtores por um período de oito meses, promovendo a inovação e ferramentas práticas para as propriedades.