A Prefeitura de Dourados publicou hoje (14) o decreto que define o uso facultativo de máscaras em espaços públicos e privados, ficando restrito o uso obrigatório apenas em pontos de atendimento à saúde – como hospitais, clínicas e postos – e para aquelas pessoas que estão com sintomas de gripe ou que testaram positivo para COVID-19.
O prefeito da cidade, Alan Guedes, relata que diversos critérios foram analisados na tomada de decisão e optou por seguir o Estado e adotar o uso de máscaras para uso facultativo. “Nós analisamos diversos cenários, observamos os índices de vacinação, a redução da média móvel no número de casos e decidimos seguir o estado e adotarmos o uso facultativo de máscaras”, pontuou Guedes.
De acordo dados do vacinômetro, Dourados aplicou mais de 440 mil doses da vacina contra a COVID, totalizando 89,75% do percentual de vacinados. Com isso, 191 mil tomaram a 1ª dose, 159 mil a 2ª, 13 mil a dose única. Outros 72 mil foram imunizados com a 1ª dose de reforço e 5 mil com a 2ª de reforço. No total, o município possui 75,93% de pessoas imunizadas.
“O decreto não impede que aqueles que desejam usar máscara continuem. Vale lembrar que caso haja um aumento significativo no número de casos novas ações poderão ser adotadas”, ressaltou o secretário de Saúde municipal, Waldno Lucena Júnior.