A menos de um mês da volta às aulas, número de crianças vacinadas não chega a 40% na Capital

Vacinação infantil
Foto: Divulgação/PMCG

Próximo ao retorno das aulas presenciais na Reme (Rede Municipal de Ensino), a taxa de adesão à vacinação infantil ainda é baixa em Campo Grande. Dados do vacinômetro apontam que desde o início da campanha de vacinação infantil, em 22 de janeiro, apenas 32% das crianças entre 5 e 11 anos das 90 mil aptas a serem imunizadas, receberam a primeira dose da vacina contra COVID-19 na Capital.

A volta às aulas presenciais nas escolas municipais estava prevista para esta segunda-feira (14), contudo, devido ao avanço da variante ômicron, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) determinou o adiamento para o dia 3 de março. Em Campo Grande existem cerca de 109 mil alunos matriculados nas instituições de ensino da rede pública.

“A variante ômicron tem alto índice de transmissão mesmo com menor potencial de gravidade e óbito, o que reflete significativamente em novos casos positivos e de atestados médicos com afastamento de servidores”, destaca a nota divulgada pela secretaria.

Dados sobre a vacinação

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), em todo Estado, 301.026 crianças estão aptas para a imunização. Na Capital, até a manhã desta segunda-feira, 29.441 crianças entre 5 e 11 anos haviam sido vacinadas contra a COVID-19, o que representa 32,7% do público alvo.

Superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo destaca que o objetivo da Sesau é alcançar a imunização de 90% do público estimado para essa faixa-etária.

Apesar da baixa adesão, Campo Grande se destaca em comparação a média nacional. Os números também são superiores em relação a média em Mato Grosso do Sul, que é de 29,65%.

Entre as ações implementadas pela Sesau para ampliar a cobertura vacinal está a vacinação em escolas municipais, iniciada no início deste mês e a vacinação itinerante que viabiliza o acesso por meio de pontos itinerantes espalhados por diversos locais da cidade.

Nesta segunda-feria foi iniciada a vacinação no ponto itinerante instalado no Shopping Norte Sul Plaza, que tem o objetivo de atrair novos públicos e facilitar o acesso a população.

“Pedimos que os pais e responsáveis pelas crianças cumpram seu papel de cidadão, que tragam seu dependente para tomar a vacina. Uma criança de cinco anos não tem autonomia para pegar sua identidade e vir tomar”, apelou o secretário municipal de Saúde, Jośe Mauro Filho, em entrevista ao O Estado Online, no dia 1º de fevereiro.

No Brasil, duas vacinas são utilizadas na campanha de imunização infantil, a versão pediátrica da Pfizer e a CoronaVac, ambas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A CoronaVac é contra indicada somente a crianças imunossuprimidas.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal. Na ausência dos responsáveis, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento assinado junto a um documento oficial com foto e carteira SUS (Sistema Único de Saúde) da criança.

Confira onde vacinar o público infantil:

Seleta – 7h30 às 16h40

Vacinação Itinerante shopping Norte Sul – 10h às 18h
Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300 – Jockey Club

Unidades de Saúde – 7h30 às 11h – 13h às 16h45

Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia
USF Mata do Jacinto

Anhanduizinho

USF Parque do Sol
USF Jockey Club
UBS Dona Neta
USF Anhanduí
C.F Iracy Coelho
UBS Pioneira
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Paulo Coelho Machado
USF Los Angeles

Bandeira

USF Moreninha
USF Universitário
USF Carlota

Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Indubrasil
USF Zé Pereira
USF Silvia Regina

Segredo

UBS Cel. Antonino
USF Azaléia
C.F Nova Lima
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Estrela do Sul
C.F. Nova Lima
USF José Tavares
USF Vila Cox

Lagoa

USF Batistão
USF São Conrado
USF Antártica
C.F. Portal Caiobá
USF Tarumã
USF Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *