O vereador Dr. Victor Rocha (PP) esteve reunido com o prefeito Marcos Trad e com o superintendente do HUMAP-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) Cláudio César da Silva junto com o Gerente Administrativo da instituição, Carlos Alberto Moraes Coimbra.
Em pauta a importância do trabalho realizado pela instituição, não só para o meio acadêmico, mas no atendimento da população campo-grandense e sul-mato-grossense.
O HUMAP-UFMS é referência estadual em doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade no tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, diagnose, cirurgia cardiovascular, hemodiálise e neurologia, além de gestação de alto risco, urologia, tratamento com tomografia e litotripsia ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
O Hospital conta hoje com 232 leitos e realizou, em 2019, 102.984 atendimentos ambulatoriais, 11.060 internações, 4.954 cirurgias, 1.970 partos, 47.097 serviços complementares (ultrassonografia, urologia, dermatologia, hemodinâmica, ecocardiograma, oftalmologia, etc) e 20.631 atendimentos de urgência e emergência no PAM (Pronto Atendimento Médico). Já em 2020, ano do início da pandemia de COVID-19, foram 41.573 atendimentos ambulatoriais, 10 mil internações, 4.099 cirurgias, 1.965 partos, 23.678 serviços complementares (ultrassonografia, urologia, dermatologia, hemodinâmica, ecocardiograma, oftalmologia, etc) e 17.855 atendimentos de urgência e emergência no PAM (Pronto Atendimento Médico).
Infraestrutura O HUMAP-UFMS ocupa uma área de 35.350 m2, sendo 28.300 m2 de área construída, que engloba Ambulatórios de Especialidades, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, CTIs Adulto e Pediátrico, UTI Neonatal, além de UCO (Unidade Coronariana), PAM (Pronto Atendimento Médico), Diagnóstico por Imagem, Serviço de Radiologia, Banco de Leite Materno, Hemodiálise e ainda residências médicas em 20 especialidades.
Para o vereador Dr. Victor Rocha o HUMAP-UFMS é de suma importância e os serviços oferecidos podem ser ampliados de forma a atender várias demandas que estão reprimidas não só na Capital, mas em todo o MS. “Como médico sei da importância do Hospital Universitário na formação de novos profissionais, sendo assim primordial a sua manutenção plena de funcionamento, pois além de sua missão acadêmica tem feito a diferença na vida da população que necessita do Sistema Único de Saúde para ter acesso ao tratamento de sua saúde”, pontuou.
O prefeito Marcos Trad se mostrou sensível à situação do HUMAP-UFMS e propôs uma reunião conjunta com o governo do Estado para amparar a instituição.
“Estou muito satisfeito com o resultado da reunião e tenho certeza que quem sai ganhando é a população sul-mato-grossense”, finalizou Dr. Victor Rocha.