As vendas de final de ano estão bem aquecidas e os setores de comércio e serviços de Mato Grosso do Sul estão contratando profissionais para reforçar no atendimento aos consumidores. A estimativa é de que sejam contratados até o último dia de dezembro cerca de 15 mil profissionais para o comércio da Capital e dos demais 78 municípios do Estado.
A análise, realizada pela Fetracom/MS (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul), revela otimista no mercado regional. “Estamos esperançosos com a recuperação da economia local. Temos testemunhado incontáveis mudanças, inclusive com mais contratações”, afirma Douglas Gonçalves Silgueiro, presidente da instituição.
Só em Campo Grande, cerca de 3 mil trabalhadores – podendo chegar a 6 mil – serão contratados, segundo levantamento da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Essa estimativa é endossada também pelo SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande) e até pela classe patronal.
As pesquisas levaram em conta de que muitos empresários – cerca de 70% dos entrevistados – deverão efetivas esses funcionários temporários após o tempo de serviço. O motivo é pela recuperação da economia nesses últimos meses, principalmente pela ampliação do número de vacinados contra a COVID-19, permitindo que a atividade econômica volta a uma “normalidade”.
Segundo o presidente da Fetracom/MS, os recursos sociais e o pagamento de abonos e 13º salário de empregados públicos e privados – isto para o mês de dezembro – ainda vão aquecer bem as vendas de final de ano, exigindo assim um número maior de funcionários.