Os caratecas de Mato Grosso do Sul já fizeram suas primeiras lutas no Campeonato Mundial de Karatê 2019, em Santiago, no Chile. Júlio Garcia, 14 anos, e Thiago Andrade, 15, entraram no tatame, mas foram eliminados na fase classificatória. Agora, a esperança fica por conta de Erick Taira, 19, que luta as 9h (MS) de hoje (26), contra um argentino.
Em entrevista ao jornal O Estado, o técnico do atleta, Arani de Jesus, diz estar confiante. “Ele tem que manter a calma e saber que vai lutar de igual para igual contra qualquer um. Seus golpes de braço são muito fortes e potencializamos seu trabalho de perna. Ele é um dos melhores atletas de chute no Brasil e o chute vale mais pontos”, afirmou.
Erick disputa a categoria sub-21 de Shiai-Kumite (luta). Além da Argentina, compõe a chave atletas de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Iugoslávia. Para Arani, a disciplina do lutador deixa ele no nível dos demais. “Ele treina diariamente. Seus golpes foram condicionados no planejamento para que ele chegasse nesse mundial na sua melhor forma física e técnica”, falou.
O corumbaense Júlio Garcia ficou em sexto de dez participantes na categoria Kata. Nela, os atletas executam os movimentos em uma luta imaginária, diante dos jurados, e recebem uma nota. Com isso, foi eliminado na etapa classificatória.
Com experiência de ter participado do Pan-Americano que aconteceu este ano no Equador, ele lidera o ranking nacional. Seu técnico, Alessandro Macedo, afirma que durante os treinos, focaram justamente na repetição dos pontos de equilíbrio e postura. “No Kata, qualquer deslize ou forma errada custa caro”, comenta.
Thiago Andrade, natural de Três Lagoas, fez duas lutas pela Shiai-Kumite. Venceu a primeira, por 8 a 0, mas cedeu na segunda e foi eliminado pelo resultado de 3 a 1. O medalhista de ouro no pan e sul-americano comentou a derrota nas redes sociais. “Sai ganhando com 1 a 0 mas infelizmente o meu adversário virou e acabei perdendo. Mas estou feliz mesmo assim por chegar onde cheguei, esse ano foi muito bom para mim”.
De acordo com a diretora executiva da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS), Bruna Caruso, as manifestações em andamento no Chile não alteraram a programação do evento. Ao todo, participam da edição 120 países que representam os 5 continentes, com um total de 1700 atletas credenciados. As lutas tiveram início no dia 23 e terminam amanhã (27).
(Texto: Danielle Mugarte)