Como noticiou O Estado Play no dia de ontem (9), o Ministério da Infraestrutura autorizou a construção de nove ferrovias no país – e o Estado de Mato Grosso do Sul está incluso nessa iniciativa federal que faz parte do programa “Pro Trilhos”. Em Maracaju e Dourados, um novo ramal ferroviário promoverá uma mudança no perfil logístico não só de ambas os municípios, mas de toda a região.
Para o governo estadual, uma forma de trazer “mais competitividade”. Serão duas frentes: a sequência da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A), com trajeto até o Porto de Paranaguá, e também a conexão com a Malha Oeste, que é a ferrovia de de Corumbá a Bauru.
O ramal ferroviário entre Maracaju e Dourados terá 76 quilômetros de extensão – investimento de R$ 1,2 bilhão dos cofres públicos com operação pela iniciativa privada. O prazo será de um ano para que a obra seja concluída. A expectativa é que mais de 18 mil empregos sejam criados durante a construção.
O município de Maracaju é o principal produtor de grãos do Estado, enquanto que Dourados dispõe de usinas que podem absorver uma parte da produção de soja e milho.