Rica em fibras e ajudando no emagrecimento, a guavira é tema de um seminário especial, hoje (26), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), acontece a quarta edição do Seminário Estadual da Guavira: Agrofloresteie. O objetivo é fomentar estudos técnico-científicos para produção de mudas, cultivo e geração de novos produtos a partir da guavira.
Segundo o nutricionista Emerson Duarte, a fruta possui inúmeras propriedades que podem ajudar o organismo. “A guavira é rica em vitamina C, fibras e Ferro, ela possui inúmeras propriedades, as que se destacam é o aumento da imunidade, melhora o trânsito intestinal, diminui a anemia e retarda o envelhecimento, além de ajudar o emagrecimento por ser rica em fibras, que dão sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal”, explica.
A guavira foi declarada fruto símbolo de MS desde 07 de novembro de 2017, por meio da lei estadual Nº 5.082. O seminário será realizado nos dias 26 e 27, de maneira virtual no dia 26 e de forma presencial no dia 27. Entre os temas a serem discutidos está a inserção da Guavira em Sistemas de Integrados Agroflorestais.