O Hospital do Câncer de Campo Grande, lançou a campanha preventiva novembro azul, com o intuito de alertar a conscientização e a importância do diagnóstico sobre prevenção do câncer de próstata. E, estão realizando gratuitamente exames PSA (Antígeno prostático específico), em homens na faixa dos 50 aos 75 anos. Os interessados, poderão ir ao hospital a partir da próxima segunda-feira (8), em jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Em Mato Grosso do Sul, estão previstos 1.240 casos novos dessa neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.
Os homens que fazem parte do grupo de risco são os que possuem histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos); Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; Obesidade; Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após o médico conversar com o paciente sobre os riscos e benefícios de cada um.
Os atendimentos no Hospital de Câncer de Campo Grande, serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas, com o limite de 100 por dia, a partir das 7h. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.