Pescadores amadorres podem aproveitar o fim de semana prolongado para pescar nos rios de Mato Grosso do Sul, antes do início da reprodução dos peixes, no dia 5 de novembro. É importante até mesmo antes da proibição ficar atento as regras. A proibição da pesca se estenderá até 28 de fevereiro de 2022.
A falta de licença para pesca não é considerado crime, mas é infração administrativa com multa que pode chegar até R$ 10 mil, além de apreensão de produtos de pesca, barco e motor. A autorização para a pesca amadora pode ser adquirida pelo portal www.pescaamadora.imasul.ms.gov.br.
Com a documentação em mãos, o pescador amador tem autorização para capturar e transportar o pescado, desde que o tamanho se enquadre nos padrões mínimos estabelecidos, a cota e período de pesca.
O Tenente-coronel da PMA (Polícia Militar Ambiental), Edilson Paulino Queiroz falou das restrições que caracterizam crime. “Até zero hora do dia 5, ou seja, meia-noite do dia 4, as pessoas podem pescar normalmente, mas existem diversas restrições que se caracterizam como crime, com as mesmas penalidades de pescar durante o defeso, o período de proteção à piracema como: pescar com petrechos proibidos; em local vedado; pescar espécies que devam ser preservadas como a Piracanjuba, na Bacia do Paraná, e o Dourados, em todas as bacias de Mato Grosso do Sul; e acima da cota permitida (um exemplar de peixe nativo e cinco de piranha); entre outras”.
Veja mais notícias no Jornal Impresso