Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Dourados restabeleceu novas regras para os funerais em decorrência ao COVID-19, desde o início da pandemia havia restrições para o público. E, atualmente, as proibições aos velórios são apenas para aqueles que faleceram cujo início dos sintomas seja datado a um período a 20 vinte dias do óbito.
Segundo o Dourados News, para não ter aglomerações e contágio pelo novo coronavírus, recomenda-se que o corpo sem vida saia do local de falecimento direto para o sepultamento, respeitando o horário de funcionamento dos cemitérios públicos e particulares.
Em relação aos óbitos por outras causas e mesmo aos atribuídos à Covid-19 cujo início dos sintomas seja superior a vinte dias da data do óbito, passa a ser permitido velório sem tempo pré-estabelecido, conforme o Decreto nº. 732, de 15 de outubro de 2021, expedido pelo prefeito Alan Guedes (PP) no Diário Oficial do Município de quarta-feira (20).
Embora recomende que seja evitada a presença de pessoas sintomáticas respiratórias, a norma indica que caso estejam no local, as mesmas façam uso de máscara cirúrgica e permaneçam o menor tempo possível. Além disso, não é recomendada a participação crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica nos funerais, e devem ser evitados apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes.
Por fim, como meio de prevenção ao novo coronavírus, não podem ser servidos alimentos e/ou refeições e é obrigatória a disponibilização de materiais de higiene como água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos nos locais de funeral.