Reeducandos têm ressocialização e ocupação produtiva

ressocialização

Acaba de ser inaugurada a primeira sala de aula dentro do unidade Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema, que vai possibilitar ressocialização e o oferecimento do ensino regular aos apenados. O foco é no trabalho e na educação, diversas ações têm sido desenvolvidas para proporcionar um cumprimento de pena digno e ressocializador aos reeducandos.

Com mão de obra prisional, o espaço foi construído através da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, o Poder Judiciário e contou com recursos do Conselho da Comunidade de Ivinhema. Além disso, teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou todas as carteiras. As aulas terão início no próximo ano, com capacidade para 15 estudantes por período.

Para incentivar a transmissão do conhecimento, serão apresentadas palestras educativas aos internos no local. Com o tema “Saúde Prisional”, a primeira foi ministrada na última quinta-feira (25), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Com foco na prevenção e formas de tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), os profissionais da área explicaram sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV), a Aids – que é causada pelo vírus HIV, sífilis, herpes, entre outras.

O destaque da palestra também foi voltado para a Campanha Julho Amarelo, que representa o mês de combate às Hepatites Virais. Participaram da apresentação a coordenadora de atenção básica à saúde, enfermeira Ana Cristina Bortolasse; a coordenadora de IST/AIDS, enfermeira Clarice do Nascimento; o enfermeiro que atua na unidade penal, Cícero Alves Filho; a enfermeira do município, Edilaine Alanis Amador; e a dentista Priscila Navarro, que acompanhou a palestra e será a próxima palestrante com o tema: Saúde Bucal.

Parceria de Sucesso

Dentro da unidade penal de Ivinhema, uma horta cultivada pelos próprios internos tem beneficiado diretamente instituições sociais do município. Desenvolvido pela Agepen, por meio da direção do presídio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ivinhema, o projeto conta com o apoio da Câmara Municipal, secretarias municipais de Obras e de Agricultura, e da Igreja Batista.

Como forma de ampliar ainda mais essa parceria, novos canteiros de hortaliças estão sendo produzidos no local. A Secretaria de Agricultura de Ivinhema cedeu o trator com encanteirador para realizar o manejo do solo; ao todo, foram construídos quatro novos canteiros. “A intenção é aumentar o número de instituições beneficiadas com a produção da horta”, destacou o diretor da unidade penal, Leôncio Elídio dos Santos Junior.

Além de contribuir na reintegração social dos custodiados, a horta conta com mais de dez tipos de produção, entre verduras e legumes, e tem beneficiado, semanalmente, cinco instituições sociais e filantrópicas. Nesta semana, foram realizadas doações no Hospital Regional Municipal, no Asilo e no projeto “Nova Jerusalém” que atende imigrantes e moradores de rua.

As entregas foram acompanhadas pelo presidente da Câmara Municipal, Admilson Fotografo, um dos parceiros e incentivadores da produção de hortaliças. Também são atendidas as instituições “Cantinho Bem-me-quer”, que abriga crianças sob custódia da justiça; e Escola Sagrado Coração, da Igreja Católica.

Ao todo, seis internos trabalham na horta e recebem remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. ressocialização

“Em agosto, vamos implantar a doação de kits com hortaliças aos familiares dos internos também, que será feita toda última visita do mês. É uma forma de estar contribuindo com uma alimentação saudável da família dos internos”, complementou o diretor.

Oportunidade

Para ampliar o número de parcerias e oportunizar ocupação produtiva aos detentos, o Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema recebeu, na quinta-feira (25.7), a visita da primeira-dama do município, Valéria Eloiza Chacarosqui Lima, juntamente com uma equipe da assistência social composta pela assistente social, Marlene Andrade, e a responsável pelo setor financeiro Rosemeire Marcon.

Além de conhecer as instalações da unidade penal e a horta cultivada pelos internos, o encontro representou uma oportunidade para firmar parceria com o município no sentido de contribuir no desenvolvimento de confecções e artesanatos, através da mão de obra dos internos, em ações sociais que a Prefeitura executa.

Durante a visita, a primeira-dama salientou a parceria efetiva em que o município pode ter com a unidade. “Os internos já realizam trabalhos de artesanato aqui e essa cooperação pode acrescentar ainda mais nesse trabalho, que por sinal, é de excelente qualidade”, afirmou.

Para o diretor do presídio, o andamento de todos os projetos e parcerias só é possível porque toda a equipe de servidores se envolve com os trabalhos e, mesmo com grupo reduzido, desempenham com excelência suas atribuições. “Nosso objetivo é sempre buscar melhorias, contribuindo para a reintegração social dos internos, seja através da educação ou do trabalho, isso também reflete em um ambiente prisional ainda mais seguro e tranquilo”, ressaltou Leôncio Elídio.

As ações relacionadas a atividades laborativas e de capacitação desenvolvidas em presídios de Mato Grosso do Sul são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio das Divisões de Trabalho e de Assistência Educacional, respectivamente. Acesse também: Mayra Aguiar faz história no judô e ganha medalha de bronze

Jornal Impresso

(Texto: Rafael Belo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *