Este feriado da Independência mostra a retomada positiva do Turismo em Mato Grosso do Sul, que conta com apoio e investimentos efetivos do governo do Estado. Prova disso, é o aumento de vendas de passeios para pontos turísticos e hotéis com reservas e lotação dentro do esperado para este feriadão.
Bonito é o destaque das atrações. A cidade paradisíaca é o principal ponto turístico de MS e já supera até mesmo períodos pré-pandemia como 2019. “A expectativa dos empresários é muito grande para o crescimento neste segundo semestre, inclusive no feriado, o que se espera uma cidade bem movimentada”, descreveu Janaina Mainchein, coordenadora do Observatório de Turismo de Bonito.
Janaina Mainchein, pontuou os destaques evidentes do turismo local. “São muitas reservas já feitas, com movimento superior até a 2019, na mesma época, com aumento de 8% até antes do feriado”, relatou. Fruto dessa retomada, é que de 1° até 22 de agosto deste ano foram 34.169 visitas a atrativos da cidade, que é 185% maior que o mesmo período de 2020 (11.980) e 8% superior a 2019 (31.523), conforme dados da Secretaria Municipal de Bonito (Sectur).
“Outro dado positivo é que os turistas de outros estados estão aumentando o tempo de permanência, de 5 a 7 dias na cidade”, revelou Mainchein. Quem reforça, o cenário positivo descrito, é Adriana Merjan, da Agência Bonito Way. Ela confirma também o aumento das vendas de pacotes para os passeios e balneários. “Já estamos no mesmo ritmo de antes da pandemia. Todos os atrativos estão funcionando, com os protocolos de segurança e este movimento já melhorou desde o começo do mês passado nos finais de semana”.
Incentivos e campanhas
O “Incentiva + Turismo” é um dos programas das ações para retomar e fortalecer o turismo, criado pelo governo do Estado. Nesse, 950 trabalhadores e microempresas do setor vão receber auxílio de R$ 1 mil, em seis parcelas.
Ele é parte de um megapacote de investimentos, chamado de “Retoma MS”, que abrangem também outros setores, como cultura, setor empresarial e pessoas de baixa renda. Auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado são os três eixos atingidos pelos investimentos que ao todo chegam a R$ 763 milhões.
Nos últimos dois meses, também foram lançadas duas campanhas: “Meu Estado, Meu Destino”, que visa atrair e motivar os sul-mato-grossenses a conhecer suas belezas naturais e “Desbravadores de destinos”, focada na divulgação dos atrativos em multiplataformas como os canais Discovery Channel, Food Network, Home & Health, TLC, jornal BrasilTuris e Portal Panrotas, entre outros.
“Depois de um ano e meio de dificuldades, enfrentando a pandemia, estamos muito felizes de lançar a campanha promocional para o Brasil e para o mundo”, finalizou o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling.