Diferente dos últimos dias de julho, que tiveram frio intenso com potencial para geadas, a primeira quinzena de agosto terá aumento do calor e tempo seco. Na avaliação da coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, o grande destaque serão as temperaturas.
“As temperaturas podem ficar próximas a 40°C que reduzem a umidade relativa do ar, e potencializam o risco de queimadas e incêndios florestais”, destaca.
Ao longo desta semana as máximas ficam em torno dos 30°C, porém a partir do fim de semana os termômetros já podem atingir os 40°C, especialmente parte do sudoeste, e regiões pantaneira e norte.
Uma das principais características do mês de agosto é justamente o tempo seco, e de acordo com o Cemtec a tendência é de chuvas abaixo da média. “Pelo menos até o dia 18 de agosto”, explica Valesca.
Com relação ao frio, Desirée Brandt da Somar Meteorologia explica que para todo o mês, são esperadas três ondas de frio, porém nenhuma delas comparável ao frio ocorrido no final do mês de julho e nas ondas de frio anteriores de 2021.
Previsão quarta-feira
O tempo seco segue firme nesta quarta-feira (4) em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. As condições são de céu parcialmente nublado, e não há condição para chuva.
O destaque continua sendo a amplitude térmica e a qualidade do ar que segue baixa nas horas mais quentes do dia.
De acordo com o Cemtec a variação está estimada entre 10-35% especialmente nas regiões norte da região pantaneira, centro-norte e leste.
A madrugada pode ter mínima de 8°C na parte sudoeste, e a máxima pode chegar aos 31°C na região pantaneira.
Na Capital o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas podem variar entre 15°C a 25°C.
Confira mais notícias do jornal O Estado no caderno impresso.