Vocalista da banda Canaroots celebrava a paz através da música
Morreu na quinta-feira (17) na Capital, o músico Lincoln Gouveia, aos 37 anos. O vocalista e líder da banda de reggae Canaroots foi encontrado sem vida pela esposa quando ela chegou do trabalho no início da noite. De acordo com os Bombeiros, o músico sofreu um infarto enquanto dormia. Muito abalada, Bárbara Ellen, a esposa do músico disse que saiu para trabalhar e ao retornar para casa o encontrou morto na cama.
Lincoln Gouveia, ou Linquinho como era conhecido pelos amigos, era publicitário e músico muito estimado pela classe artística. Filho do baterista Eduardo Lincoln Gouveia, o Lincão, Lincoln entrou cedo para o mundo da música e construiu uma sólida carreira se tornando um dos símbolos do reggae do Estado. Ele foi um dos idealizadores da Associação do Reggae de Mato Grosso do Sul, que tinha por objetivo fomentar o estilo no Estado. O pai de Linquinho faleceu em janeiro do ano passado com 64 anos, vítima de complicações do diabetes.
Em julho de 2019, Lincoln concedeu entrevista ao programa Bate Papo Musical, da TV O Estado, onde falou sobre sua trajetória à frente da banda Canarrots. Idealista, o músico atribuiu à união das bandas o fomento do reggae no estado. “É maravilhoso as bandas se unindo e organizando shows para não depender apenas do poder público, as apresentações acontecem com essas parcerias“, afirmou Lincoln.
Na entrevista ele falou sobre os shows realizados no sul do país e também em Belém, onde morou por quatro anos, além de seus primeiros passos na música aos cinco anos. “Meu pai me deu uma bateria, eu ficava batucando e infernizando a casa, minha mãe ficava louca. Acabei mudando para o violão por intermédio do Mario Almeida, irmão do Zeca do Trombone, com quem aprendi os primeiros acordes”, lembrou Linquinho.
Nas redes sociais, muitos artistas e amigos lamentaram a partida precoce de Lincoln. No facebook da Associação do Reggae de Mato Grosso do Sul, foi postada uma mensagem de despedida. “RIP Lincoln Gouveia, “earthstrong legendar” fundador da banda de Reggae Canaroots pegou o trem e partiu para Zion…“. O músico Zé Geral também prestou condolências no Facebook em uma foto em que estava com Lincão e Linquinho: “Tristeza! Foi encontrar seu pai…Estão com Deus”.
A cantora Juci Ibanez também deixou seu adeus. “Acabo de receber uma notícia que me arrebentou inteira, que o menino que vi crescer Linquinho Gouveia nos deixou acometido de uma parada cardíaca. Ele pra mim era um filho, da família. Em pedaços e cada dia já não consigo colar tanto caco”.
A esposa de Lincoln também se despediu com uma postagem comovente. “Vou sempre lembrar de você assim, doce! Sempre admirei muito seu coração, seu talento e inteligência. Nunca vou te esquecer, te amo muito, sempre vou amar! Vai em paz meu bem, meu amor, meu ursito”.
O jovem de voz calma que cantava a paz através do reggae deixa mãe, esposa, familiares e muitos amigos. Ele faria 38 anos no dia 1/07. O sepultamento foi realizado ontem, no Cemitério Parque das Palmeiras, localizado na Avenida Tamandaré.
(Marcelo Rezende)