Infraestrutura
Atendimentos começam hoje por Bonito pela manhã e Ponta Porã à tarde
O governo de Mato Grosso do Sul começou ontem (19) maratona para segunda edição de visitas do programa Governo Presente. O formato, que já foi realizado em 2020, vai dividir o Estado em oito macrorregiões para facilitar a agenda. Agora denominado de Governo Presente e Municipalista, os encontros começaram por Sidrolândia e Bataguassu.
Nesta quinta-feira (20), o compromisso do governo é em Bonito, às 8h e às 14h será a vez de Ponta Porã. Na sexta-feira (21) as visitas serão nas macrorregiões de Naviraí e Nova Andradina.
De acordo com o secretário estadual de Governo, Sérgio Murilo (Podemos), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai levar estrutura de secretariado e deputados estaduais para ouvir a classe política de cada região sobre o que foi realizado das solicitações feitas em 2020 e quais são as demandas atuais. “Vamos ficar dois dias em cada município, depois vamos retornar e ver o que temos em caixa para atender”, explica.
mais 18 meses
Faltando 18 meses para o término do mandato, o governo Azambuja pretende encerrar com recorde de atendimentos de infraestrutura da história. O programa Governo Presente é uma forma de ouvir presencialmente prefeitos e vereadores de cada região, porém as obras estão em andamento desde que o programa foi lançado.
O governador Reinaldo Azambuja explicou que a nova etapa consolida o projeto municipalista. “Em março do ano passado, anunciamos aos prefeitos e secretários municipais o pacote de investimentos do Governo Presente, com o detalhamento de todas as obras que iriamos desenvolver até o fim do mandato. Veio a pandemia e com ela todos os desafios de não deixar o Estado parar. Agora caminhamos para um novo momento que tem o mesmo proposto: manter o municipalismo que o fator que nos coloca no caminho do desenvolvimento”, declarou o governador Reinaldo Azambuja.
Esta segunda edição de visitas será uma espécie de continuidade do trabalho da edição de 2020 e uma prestação de contas do que está em andamento. “Será um diagnóstico do que foi acordado e o que foi feito e o que mais o governo tem condições de fazer”, explica do titular da Segov.
infraestrutura
Uma das secretarias mais requisitadas pelos prefeitos e vereadores deve ser a de Infraestrutura, que é comandada por Eduardo Riedel (PSDB), ele que vai acompanhar a agenda estadual. “Este é o melhor jeito de tomar decisões assertivas e de medir desempenho, colocando à mesa os principais interessados e fazendo do diálogo a ponte para o que deve ser feito, como deve e quando deve ser feito”, destaca Riedel.
A agenda de retomada do Governo Presente é organizada pelo secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula. Quando ele se tornou titular da pasta, foi anunciada estratégias de ações nos 79 municípios. Uma delas é esta de ida aos municípios escolhidos como polos, mas que os demais inseridos em cada região também serão atendidos nas ações governamentais.
O programa Governo presente iniciou agenda de visitas para coletar demandas no segundo semestre de 2019 e em 2020 iniciou o cronograma, para o triênio 2020-2022, com investimento anunciado de R$ 4,284 bilhões para obras, sem nenhum centavo de empréstimos.
Cronograma dias 20 e 21 de maio
20 de maio – Bonito – 8h – Atendimento prefeitos de Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Porto Murtinho. Jardim.
20 de maio – Ponta Porã – 14h – Atendimento prefeitos de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru)
21 de maio – 8h – Naviraí – Atendimentos prefeitos de Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Mundo Novo e Naviraí.
21 de maio – 14- Nova Andradina- Atendimento prefeitos de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.
texto de Eliane Ferreira e Alberto Gonçalves, Jornal O Estado MS impresso